quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Os Fósseis

Fósseis
Os fósseis são as únicas evidências de animais e plantas que existem há milhões de anos. É considerado fóssil todo o resto ou vestígio de ser vivo (animal ou planta) preservado ao londo dos tempos geológicos como parte integrante das rochas sedimentares; geralmente ficam preservados as estruturas mais resistentes do animal ou planta, as chamadas partes duras (conchas, ossos, ect).

A ciência que estuda os fósseis é a Paleontologia, e os geólogos que estudam os fósseis são os Paleontólogos.

  • Paleo = Antigo
    • +
  • onto = ser
    • +
  • logia = estudo
A passagem de um ser orgânico para o estado de fóssil isto é, a transformação da sua matéria viva nem resto de mineral, chama-se Fossilização.

A fossilização resulta da acção combinada de processos físicos, químicos e biológicos. Para que ocorra a fossilização são necessárias algumas condições, como ser ou vestígio do ser, ter de ser de imediato enterrado e ausência de acção bacteriana decompondo os tecidos.

Também influenciam na formação dos fósseis o modo de vida do animal e a composição química do seu esqueleto.

Por vezes os fósseis não são restos de um ser vivo, mas somente a marca que eles deixam na rocha recoberta por sedimento, que mais tarde se dissolveu, vai ficar no material que a preencheu um molde interno, e no material que a recobriu, um molde externo. São também consíderados de vestígios pegadas deixadas por animis (icnofósseis, excrementos, marcas de dentadas...)

Para os paleontólogos, o estudo dos fósseis permite conhecer a flora e fauna existentes na terra há muitos milhares de anos; os hábitos e modo de vida dos animais, as razões porque determinadas espécies se extinguiram, as diferentes épocas em que habitaram no planeta.

Resumindo:
O que são fosseis?
Fosseis são as únicas "provas" que evidenciam a existência de espécies que já se extinguiram há milhões de anos. é considerado fossil quando temos um vestigio de um ser vivo (o molde, o interior, etc.).

O que é a fossilização?
É o processo pelo qual o ser vivo passa até se tornar um fossil.

Qual é a ciência que estuda e quem estuda os fosseis?
A ciência que estuda os fosseis é a paleontologia e que os estuda são os paleontólogos.
Fossilização

Sem comentários:

Enviar um comentário