quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Escalas Sísmicas

Escalas Sísmicas

Escalas Sísmicas -  Existem várias escalas para se medirem os sismos mas as mais conhecidas são as de Mercalli (adaptada) e a Richter.

Escalas de Mercalli - mede a intensidade, vai I a XII. Utiliza-se a numeração romana para diferenciar dos valores da escala de Richter. Mede os graus de distruição do sismo.


Intensiade - é a quantidade de destruição por um sismo. É feito um inquérito à população e mede-se o grau de destruição. Posteriormente os valores de intensidade obtidas nos inquéritos são marcadas no mapa (isossistas) e determina-se no Epicentro.

Isossistas - São linhas que unem pontos de igual densidade sísmica.


Porquê que as isossistas não são perfeitamente circulares?
R: É quando as ondas sísmicas batem noutros materiais e nem todos esses lugares são habitados. Por isso é que não sao perfeitamente circulares.

Escalas de Richter - Mede a magnitude, vai de 0 a 9.

Magnitude - É  a quantidade de energia libertada pelo sismo é medida pela escala de Richter (0-9). É uma escala científica. A  cada grau corresponde uma quantidade de 10 vezes mais do que o grau anterior. A magnitude é registada num sismógrafo, onde também é registado as fases do sismo e a duração do sismo. A magnitude é medida pelo sismograma.





Sem comentários:

Enviar um comentário